Historia da Micareta de Feira de Santana
Animação que se renova a cada ano
Ao longo das sete décadas de criada, estaria completando este ano 74 edições, se não tivesse sido suspensa por duas ocasiões distintas. A primeira pela Segunda Guerra Mundial, da qual alguns soltados feirenses também participaram, e a outra em 1966, em função da Revolução. Sendo assim, neste ano, a 72ª edição da Micareta.
A festa teve o nome derivado de outra de origem francesa, a Mi-carême. Com características bem peculiares, se tornou o Carnaval fora de época que desde os anos 90 passou também a ser promovida em diversas outras cidades brasileiras e até do exterior, como Miami, nos Estados Unidos, motivadas pelo sucesso contagiante.
A revitalização, ano após ano, tem sido a marca que garante o sucesso da festa, que este ano ocorre no período de 15 a 18 de abril. Assim, a Micareta migrou, gradativamente, passando pela rua Conselheiro Franco, praças da Bandeira e João Pedreira, rua Monsenhor Tertuliano Carneiro, avenida Senhor dos Passos e avenida Getúlio Vargas, até ser transferida para a avenida Presidente Dutra, atual Circuito Maneca Ferreira, à medida que ganhava mais corpo, atraindo multidões de foliões.
Para abrigar e animar tanta gente, o Circuito Maneca Ferreira - homenagem a um dos criadores da festa - vem sendo profissionalizado, ganhando a cada dia uma nova estrutura. Já no ponto de concentração dos trios e blocos, o Point Universitário, congregando as mais diversas tribos, principalmente de jovens e estudantes, em animados barracões de diversos cursos.
Também tem o corredor dos camarotes, onde a folia fervilha em pura animação, e o espaço reservado para a inclusão social, com o camarote dos portadores de cuidados especiais. Ainda no circuito, as arquibancadas, uma opção para quem quer brincar em local mais sossegado e com opção de ficar sempre sentado.